quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PEQUENOS EMPREENDEDORES DE PACATUBA TÊM CRÉDITO NO BANCO POPULAR DA CIDADE

O Pacatubanco tem se constituído em importante aliado para os pequenos empreendedores de Pacatuba. Em menos de dois meses de atuação, o banco já beneficiou 35 comerciantes, perfazendo o valor de R$ 17.281,00 já emprestados. “Tínhamos uma meta de atingir 50 empreendedores com o fundo de R$ 30 mil, acreditamos que com esse valor passaremos dos 70, considerando o que foi emprestado e a quantidade de pessoas atingidas”, avalia o coordenador do projeto de implantação do Pacatubanco, Beraldo Faustino.
Os agentes de crédito encontram-se à disposição para tirar dúvidas realizar cadastros de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h. “Todas as sextas-feiras reunimos o Comitê de Aprovação de Crédito (CAC), composto por lideranças comunitárias, agentes do Pacatubanco, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), quando todas as propostas são avaliadas. As pessoas estão nos procurando, conscientes de que o empréstimo pode ser de até mil reais e que parcelamos em até 12 vezes, com juros de 2,5%, bem abaixo do mercado financeiro convencional”, destaca Beraldo Faustino que reforça: “Para ter acesso ao crédito, o empreendedor deve ter conta na Caixa Econômica ou Banco do Brasil, onde será depositado o valor”, afirma.
A exigência de requisitos mínimos para abertura de uma conta, como nível de renda, patrimônio, documentação, podem ser citados como fatores que explicam a exclusão de significativa parcela da população do sistema financeiro. Formalmente considerados como Organizações de Finanças Solidárias, os Bancos Populares mostram-se como alternativa ao pequeno empreendedor, uma vez que oferecem micro-crédito à população de baixa renda.
Atualmente, há 32 bancos comunitários instalados no Ceará. Ao todo, o país possui 56 bancos comunitários e mais 40 serão instalados até dezembro, de acordo com dados Instituto Palmas. Segundo o Instituto, para instalar um banco comunitário em um município, a Prefeitura local faz a solicitação ao instituto, que realiza o estudo "Mapa da Produção e do Consumo", para posterior aprovação da instalação dessa importante instituição financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário